
Este texto responde algunas perguntas sobre ele: O que é? Como nasceu? Por que nasceu? Para que nasceu? Por que secreto?
O Arquivo Secreto do Vaticano, foi criado por volta do ano 1610, pelo Papa Paulo V, mas a sua história tem raizes bem mais antigas.
Desde o início da Igreja, Jesus Cristo deixou com seus Apóstolos a missão de propagar o evangelho. Mas também deixou a ordem que as suas palavras fossem guardadas e transmitidas sem manchas. Desde então coube a Igreja guardar a Palavra de Jesus Cristo até o fim dos tempos. Guardar e transmitir.
Com o tempo, a Igreja foi reunindo consigo, não apenas os Evangelhos, mas as cartas dos apóstolos, o textos dos Santos, os documentos da história da Igreja. Enfim, foi arquivando dados da sua história. Por esse motivo, a Igreja então pensou em um lugar para guardar os seus documentos.

Mas o termo Secreto, ao contrário do que se pensa, não designa segredo. Olhando a origem do termo na lingua oficial do Vaticano, o latim, o termo Arquivo Secreto do Vaticano significa na verdade Arquivo de Confiança do Vaticano. Quando uma dúvida surge, a Igreja recorre a sua História para não errar.
Hoje o Arquivo Secreto do Vaticano tem duas salas modernas de estudo que acolhem cerca de 1500 pesquisadores vindos de 60 países. Também lá existe uma sala de índices, uma biblioteca interna, uma sala de restauração e estudos sigilosos, um laboratório fotográfico de reprodução digital, laboratório de informática e o serviço administrativo.
Para saber mais, visite o site do Vaticano e acesse a área "Arquivo Secreto do Vaticano".
Texto adaptado de: http://blog.cancaonova.com/dominusvobiscum/2007/11/07/o-arquivo-secreto-do-vaticano/