25 de junho de 2010

[FORMAÇÃO] São João Batista


No mês de Junho, festejamos três santos muito importantes na Igreja: Santo Antônio, São João e São Pedro. Fogueiras são acesas em homenagem a esses santos sempre na véspera dos dias dedicados a eles. Mas o mais festejado mesmo é São João Batista. As festas se tornaram tão populares que ganharam as ruas e deixaram de ser apenas uma celebração católica. É tanto forró, arrastapé, comida de milho, track, bomba bujão, chuveirinho que até esquecemos de refletir sobrea importância que São João teve para a vida de Jesus Cristo e da Igreja.

Então, quem foi São João?

Ele era filho de Zacarias e Isabel. Zacarias, àquele não acreditou na promessa de Deus, ficando mudo e recuperando a fala pouco depois do nascimento do seu filho. Isabel, prima de Maria, àquela que identificou Maria como bem-aventurada e mãe do Salvador.

No evangelho de S. Mateus está escrito: "Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista..." De fato , todos os profetas, bem como a lei, profetizaram até João.

João era primo de Jesus Cristo, a quem "precedeu" como um mensageiro de vida: "Ele reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus: e ele mesmo caminhará à sua frente..." ( Lc 1, 15). Por isso, João batizada os fiéis com água, esperando até que Jesus viesse e batizasse no Espírito Santo.

São João Batista desejava que todos estivessem prontos para acolher o Mais Forte por isso, impelido pela missão profética, denunciou o pecado do governador da Galiléia: Herodes, que escandalosamente tinha raptado Herodíades - sua cunhada - e com ela vivia como esposo.

Preso por Herodes Antipas em Maqueronte, na margem oriental do Mar Morto, aconteceu que a filha de Herodíades (Salomé) encantou o rei e recebeu o direito de pedir o que desejasse, sendo assim, proporcionou o martírio do santo, pois realizou a vontade de sua vingativa mãe:"Quero que me dês imediatamente num prato, a cabeça de João, o Batista" ( Mc 6,25)

Desta forma, através do martírio, o Santo Precursor deu sua vida e recebeu em recompensa a Vida Eterna reservada àqueles que vivem com amor e fidelidade os mandamentos de Deus.

São João Batista...rogai por nós!


Nenhum comentário: