Diretrizes


Diretrizes

APRESENTAÇÃO
Estas diretrizes foram formuladas para ajudar a responder perguntas freqüentes em relação ao grupo de jovens Ágape. Por meio desse documento, podemos nortear as atividades desenvolvidas pelo grupo, consolidar sua organização e perpetuar idéias da Atual gestão.

“A Igreja será jovem quando o jovem for Igreja”.
(João Paulo II)



HISTÓRICO

O Grupo Ágape, da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, surgiu em dezembro de 2002, reunindo-se semanalmente na sacristia da Igreja Matriz, composto por jovens oriundos de uma turma de preparação para o sacramento da Crisma. Foi Fernando de Oliveira, monitor daquela turma, que incentivou a formação de um grupo que promovesse o engajamento dos então jovens crismandos às atividades pastorais, após receberem o Sacramento da Confirmação.

Fernando de Oliveira acompanhou o grupo apoiando suas atividades até o ano 2004, quando deixou sua coordenação a cargo dos próprios componentes. Nesse período, além de trabalhar para a formação espiritual, o Grupo Ágape desenvolveu uma atividade voltada para o engajamento das crianças da comunidade à Igreja, formando o grupo Agapezinho. Com ele desenvolveu o projeto Terço nas Casas, por meio do qual incentivava a oração do Santo Terço nas residências da comunidade. O trabalho com as crianças durou cerca de um ano, até que, por volta do final de 2005 a falta de comparecimento de muitos componentes às reuniões semanais fez com que o grupo parasse de se reunir durante alguns meses.

O Ágape voltou à ativa em meados de 2006, sem, no entanto, retomar a atividade com as crianças. Desde então, organizou-se através de uma coordenação que conta com equipes de formação, animação, secretaria e tesouraria.

Atualmente possui uma média de 25 membros entre 12 e 23 anos, oferecendo aos componentes formação, humana e catequética. Participa dos eventos da Pastoral da Juventude da Paróquia e promove atividades internas e externas, tais como Adoração ao Santíssimo Sacramento, retiros espirituais, via sacra, novena, confraternizações dentre outros.

OBJETIVOS:

•  Geral:

Proporcionar aos jovens da nossa sociedade, mas principalmente aos católicos, um maior conhecimento acerca da fé vivida por nós cristãos: a fé em Jesus Cristo.
•  Específicos:
* Evangelizar de maneira atrativa aos jovens proporcionando momentos de integração com o seu interior, com o grupo e com toda a comunidade.


*Embasar espiritualmente e catequeticamente a juventude para que ela possa vivenciar a teoria religiosa em sua vida pessoal.
Manter os participantes sempre informados e ativos nos eventos paroquiais e arquidiocesanos.

FUNCIONAMENTO:
A responsabilidade da chave do local, onde ocorre os encontros do grupo, fica a cargo da equipe da coordenação Formação-Animação, que tem o dever de abri-lo no mínimo trinta minutos antes (18:30h), para preparar todo o ambiente.
O funcionamento dos encontros do grupo tem a seguinte divisão:

•   Acolhida e oração inicial:

A acolhida é feita pelos membros da coordenação, já na oração inicial é feita uma escala com os membros do grupo, esses por sua vez têm total responsabilidade por esse momento do encontro, onde os membros da coordenação são escalados para  orienta-los. 
•   Avisos da secretaria e tesouraria: 
Ficam a cargo dos/as secretários/as, e do/a tesoureiro/a.
Os avisos só são de responsabilidade dos/as secretários/as, e do/a tesoureiro/a nos momentos de encontros, atividades do grupo e paroquiais, para quaisquer comunicados extras serão utilizados o blog, comunidade e perfil do Orkut.
•   Apresentação/Discussão do tema: 
Para cada novo encontro há um tema central que se situa em uma das duas áreas que serão explicitadas abaixo:
1. Área humana: para esses encontros são escolhidos temas universais em relação a nossa condição seja ela social, psicológica, econômica ou afetiva;

2. Área Catequética: para esses encontros são escolhidos temas da catequese católica;
3. Temas votados: os temas podem ser tanto da área catequética quanto humana.
•  Oração Final:

Os membros responsáveis pela oração inicial também são responsáveis por esse momento.

• Atividades Permanentes:

Via-Sacra
A devoção da Via Sacra consiste na oração mental de acompanhar o Senhor Jesus em seus sofrimentos conhecidos como a paixão de Nosso Senhor, a partir do Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário.
Esta maneira de meditar teve origem no tempo das Cruzadas (século X). Os fiéis que peregrinavam na Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Jesus, continuaram recordando os passos da Via Dolorosa de Jerusalém. Em suas pátrias, compartilharam esta devoção à Paixão. O número de 14 estações fixou-se no século XVI.

Novena
Diz-se que oração é o combustível da alma. Nossa fé é revigorada através da oração, além de ser nossa ligação com Deus. Orar significa dialogar com o Deus. O próprio Jesus, em Seu testemunho de vida, ensina-nos a orar sempre e em todas as circunstâncias: antes de iniciar os trabalhos diários, antes de algum projeto, nas alegrias e tristezas, nas vitórias e derrotas. A oração nos mantém em sintonia com Deus.
"Naqueles dias, Jesus retirou-se a uma montanha para rezar, e passou aí a noite toda orando a Deus”. (Lc. 6,12)

Arraiá
Um momento de descontração e confraternização do grupo sem esquecer a homenagem a São João.

Vista Social
Momento onde o grupo se interaja com a sociedade, onde visitamos locais, ambientes, como por exemplo, o abrigo São Vicente de Paulo da nossa cidade, fazendo uma reflexão relacionado com a nossa vida, após cada visita. Afinal fazemos parte de um grupo de jovem chamado Ágape (amor incondicional) e devemos fazer jus a esse nome. Como Deus nos diz na bíblia Tg 1, 27 “Religião pura e sem mancha diante de Deus, nosso Pai, é esta: socorrer os órfãos e as viúvas em aflição, e manter – se livre da corrupção do mundo” 

Retiros
Ocorre dois retiros, sendo o primeiro situado na cidade de Ceará-Mirim, com o tema da campanha da fraternidade do ano, onde costuma-se realiza-lo no primeiro semestre. E o segundo retiro anual ocorre geralmente fora da cidade de Ceará-Mirim, com o tema escolhido pela coordenação formação-animação, realizado no segundo semestre.

Confraternização
Momento especial, onde temos a oportunidade de refletirmos um pouco de tudo que ocorreu durante todo o ano. Além da troca de cargos se for ano de eleição.


Adoração
Momento de espiritualidade, em que os integrantes participam guiados por um ministro da Eucaristia.
"Adorarás o Senhor,teu Deus, e só a Ele prestarás culto"(Lc 4,8)

ORGANIZAÇÃO
• Componentes:
O grupo Ágape é formado por “jovens de espírito” de idade a partir dos 13 anos. É importante ressaltar o grau de “maturidade cristã” em que se encontra o componente do grupo, desse modo, um membro deve possuir estar efetivando ou consolidando num futuro próximo os sacramentos do batismo, eucaristia e crisma.
Quanto às responsabilidades de um jovem ágape são essenciais algumas considerações:
1. Ser assíduo e pontual
2. Ser participativo nas atividades do grupo e da igreja
3. Respeitar as diferentes opiniões
4. “Saber ouvir e falar”
5. Está atento e disponível para o grupo
6. Ter espírito de equipe
7. Participar da Eucaristia dominical

Caso um membro sinta dificuldades em realizar alguma dessas considerações a coordenação do grupo deve estudar o caso e por meio de conversas e outras atividades adequadas solucionar a questão.

• Coordenação:
Com objetivo de estabelecer uma melhor articulação entre os membros do grupo nas diferentes atividades exercidas e consolidar uma organização efetiva, foi criada uma coordenação com funções específicas, das quais estão listadas e objetivadas a seguir:

1. Formação-Animação: Composta por três membros. Que tem como função expor tema de caráter informativo, humano e catequético. Além disso, é responsável Por toda a mística dos nossos encontros quinzenais que engloba alem dos textos, dinâmicas e ambientação, como também dos eventos extra grupo, como exemplo: retiro.

2. Secretaria: Composta por dois membros. As funções exercidas pela secretaria estão ligadas as áreas de comunicação e planejamento das atividades externas do grupo. A secretaria é a porta voz do grupo na pastoral da juventude.

3. Tesouraria: Composta por um membro. A tesouraria possui aspecto fundamental de arrecadar a contribuição mensal dos membros (atualmente estabelecida em R$: 2,00) do grupo para que essa ajude na manutenção das práticas exercidas.
O (a) Tesoureiro decide quanto destinará para a compra de materiais e contrato de serviços que beneficiam e acrescentam nas atividades do grupo.

As funções definidas acima apesar de distintas são elementos de um único corpo que deve trabalhar de forma articulada nas questões que se referem ao grupo. São propostas reuniões periódicas entre os membros da coordenação para as tomadas de decisões. Entretanto, todas as propostas e decisões são apresentadas para o grupo antes e depois de estabelecidas.

• Eleições para coordenação:
O processo eleitoral dos cargos da coordenação acontece em um encontro normal do grupo com a indicação ou manifestação de pessoas para ocupar os devidos cargos, a escolha dos 6 membros ocorre seguindo alguns critérios:
1. Só pode ser votado um membro que possui o sacramento da crisma ou estar efetuando esse.
2. Para ser membro da coordenação deve-se estar participando do grupo a pelo menos um ano.
3. A reeleição acontece quando os membros da coordenação encerram seu mandato, sendo que estes podem concluir seus mandatos em períodos diferentes. Os que já passaram pelo cargo não poderão exercer a mesma função em caso de reeleição, salvo quando passado o período de 2 anos.
4. Todas as funções são válidas por dois anos.
5. Em caso de desistência por parte de algum membro da coordenação antes do término do prazo marca-se outra eleição para o cargo solicitado.
6. Em caso de empate, a votação deve continuar com os candidatos empatados até escolher o membro que fará parte da coordenação.

•    Planejamento e Calendário:
É função da coordenação organizar e definir o calendário anual do grupo. Esse deve conter todas as atividades previstas para o Ágape. No caso de haver choque de datas entre as atividades do grupo e da paróquia/arquidiocese deve-se considerar a última.


REFERÊNCIAS


•    http://solnascentebsp.com.br/logs/?p=116
•    http://www.religiaocatolica.com.br/conteudo/novenas.asp
•    http://www.mensagensvirtuais.com.br/mensagem-Dia-da-Confraternizacao-Universal/




Origem: July e Avelino- Ano de 2010
Reforma 1: Rosa, Lilian e Maria Luíza-2011
Reforma 2:Rosa, Lidérica Maria Luiza e Emanuel.