15 de maio de 2009

Na Escola de Maria


A partir do dia 1º de Maio, como de costume na Igreja, veneramos com especial atenção a Virgem Maria Santíssima. E no dia 31, último dia desse mesmo mês, celebraremos a grande Festa de Pentecostes. Essas datas são significativas. O fato de o mês de Maria, que se inicia no dia 1º, encerrar-se com a Festa de Pentecostes nos indica que aRainha dos Apóstolos quer nos preparar para recebermos o Espírito Santo.

Maria viveu justamente isso. Ela experimentou antecipadamente a vinda do Espírito Santo e ensinou-nos como agir a partir da ação desse mesmo Espírito. O Pentecostes, que aconteceria somente após a ressurreição e ascensão de Jesus Cristo, ela o experimentou bem antes, no momento da anunciação: O Anjo lhe disse: O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo vai te cobrir com sua sombra (cf. Lucas 1,35a). E sob a ação do Paráclito colocou-se imediatamente a viver de modo intenso a missão que foi a ela confiada.

Tanto é verdade que Jesus foi o primeiro aluno dessa Escola. Pois antes de enfrentar as tentações do deserto e a partir dali começar a Sua vida pública, a missão para a qual o Pai lhe enviou, Ele foi primeiramente até João Batista para ser batizado e receber o Espírito Santo descido do céu (cf. Mateus 3-4).

Neste mês precisamos aprender com Nossa Senhora sobre a necessidade de recebermos o Espírito Santo de Deus para que consigamos cumprir a missão que é a nós confiada nesta terra. Aprendendo isso temos ainda que atentarmos para a vida da Virgem que nos mostra também como vivermos no dia-a-dia essa missão: ao receber o Espírito Santo a Santíssima Virgem não ficou em casa esperando a barriga crescer; nove meses se passarem e assim Jesus nascer. Mas ela se pôs imediatamente em prol da missão. Ela não esperou. Colocou-se a serviço. Viajou uma longa distância até a casa de sua parenta que precisava de ajuda. Lá anunciou a sua família da vinda de Jesus. Colocou seus dons em favor de Isabel. E sobretudo, levou aos outros àquela graça que havia acabado de experimentar: “Ora, quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre e Isabel ficou repleta do Espírito Santo” (Lucas 1,41).

Pela Escola Mariana também passaram outros alunos – os discípulos de Jesus que, aos cuidados da Mãe tão zelosa, esperavam a vinda do Espírito Santo em Pentecostes. E após esse acontecimento, saíram do Cenáculo e, a exemplo de Maria, se colocaram a serviço e passaram a levar essa mesma graça aos outros. (...)

Por: Denis Duarte
Fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?id=&e=11452

Nenhum comentário: