9 de julho de 2009

A descoberta de um enigma

Olá Agapenses!

Segue abaixo um texto referente a reunião do dia 13/06, o qual foi enviado por William na intenção de acrescentar conhecimentos para todos nós.

----------------------------------------------------------------------------------------------

Um dia foi perguntado a um certo sábio Senhor como se poderia resolver um determinado problema de ordem interpessoal, já que o desenvolvimento da citada problemática vinha trazendo perturbações irreparáveis aos envolvidos nesse processo, requisitando por seu turno a ocorrência de uma solução rápida e eficiente.

Respondeu com grande entusiasmo o sábio senhor: -Para desvendar qualquer enigma, faz-se necessário em primeiro lugar olhar para o passado, tendo em vista a observância da formação de todos os aspectos relacionados a quaisquer problemática.

Uma vez olhadas as contingências pretéritas, torna-se de bom alvitre postular os pontos positivos e aqueles não muito favoráveis que por ventura tenham ocorrido ao longo do período que se tenha analisado, cuja finalidade é observar porque os pontos positivos de fato ocorreram e de que forma é possível melhora-los ainda mais, paralelamente a contemplação dos fenômenos negativos existentes na vida de cada um dos participantes do processo de discórdia, tendo como objetivo fundamental justificar o negativismo observado e as condições para a solução do enfatizado problema.

Acrescente-se a isso uma análise desses problemas em dois momentos, a saber: em um desses casos um dos indivíduos afeta todo um conjunto harmonico ou não. Já em outro caso, o que ocorre é precisamente o contrário, ou seja, um determinado grupo de indivíduos ou até mesmo um conjunto de fenômenos pode afetar a individualidade.

Dizendo esses conceitos referentes a dialética e o materialismo histórico, bem como ao indutivismo e dedutivismo respectivamente, o sábio senhor conclui: -Esses métodos de análise não servem apenas para desvendar enigmas e solucionar contendas. Ao contrário, no caso específico dos problemas interpessoais, faz-se necessário utilizá-los para avaliar com clareza e critério os movimentos realizados pelos inúmeros indivíduos imersos em uma dimensão social, sendo indispensável a utilização desses instrumentos para formular posteriores planos de ação e modificações mais contundentes e capazes de postular processos de atuação por vezes mais significativos, efetivos e, que tragão ao final de todo esse conjunto de aspectos resultados satisfatórios.

Essas ponderações de orientação teórica e/ ou metodologica são responsáveis também por processos de melhoria nas ações da igreja que fazemos parte, já que olhar para o passado e visualizar os aspectos que o sábio senhor já havia dito assume um caráter fundamental nesse processo, pois a existência de reflexões pautadas na racionalidade orienta mais adequadamente determinadas decisões, ajudando com grande esmero as futuras contingências a serem vivenciadas pelos irmãos dos diversos grupos membros do conjunto maior que é a igreja.

Portanto, revisar os valores evangélicos não é apenas um ato de vontade, interesse discussão as vezes até acalorada, etc. No entanto, discutir temáticas relacionadas a qualquer discidência da nossa igreja perpassa fundamentalmente por uma discussão mais apurada e que possui métodos consagrados e capazes de melhor orientar nossas avaliações e posteriores mudanças. É por isso que digo: Olhemos sempre para exemplos como o do sábio senhor, que nos mostra sempre que é mais plausível olhar todas as coisas com a percepção ancorada na razão, mas que acrescento dizendo que nossa percepção também deve estar ancorada nos princípios deixados por Jesus, para ai sim formarmos estruturas sociais de igreja mais consistentes e atuantes, dentro de um universo chamado sociedade.

Nenhum comentário: