15 de setembro de 2009

Setembro: mês da Bíblia

Desde pequenos, ouvimos na Igreja que setembro é o mês dedicado à Bíblia.

O que mais me vem à memória quando ouço falar de "setembro mês da Bíblia" é o hino tão entoado neste período, sempre na entronização da Sagrada escritura que precede a Liturgia da Palavra na Santa Missa:


"Toda Bíblia é comunicação
De um Deus amor, de um Deus irmão
É feliz quem crê na revelação
Quem tem Deus no coração"

A Bíblia é uma coleção de livros. Mas não são quaisquer livros. São livros escritos por homens, sim, porém por meio da inspiração do Divino Espírito Santo. É a obra mais conhecida em todo o planeta e que conta com o maior número de traduções dentre todas as obras existentes.
A edição católica conta com 72 livros dividos em Antigo Testamento e Novo Testamento. Mas o que viria a ser Testamento?

"Testamento é uma carta na qual se colocam as coisas mais íntimas, mais sinceras e mais profundas. É onde se fala com o coração e são relatados os 'últimos' desejos de alguém. É onde o pai 'divide' os bens entre os filhos e amigos. É o meio pelo qual nós fazemos pedidos e recomendações." - Padre Silvio Andrei

Dessa forma, devemos entender a Bíblia como a herança que Deus deixou para nós. Os Seus desejos, intenções e recomendações para a nossa vida. Através da intimidade com a Palavra é que ficamos mais perto de Deus. Ela é o guia que devemos seguir para chegar ao Reino dos Céus.

Muitas vezes, achamos que a leitura da Bíblia é complexa demais e não entendemos o que estamos lendo. Mas nós cristãos precisamos da Palavra, assim como todos os humanos precisam de oxigênio. Por isso não podemos desistir!

Pe. Jonas Abib desenvolveu um método de leitura da Bíblia muito prático e eficiente. Este método está disponível no livro intitulado "A Bíblia no meu dia-a-dia" que já trabalhamos no nosso grupo. Com este método direcionamos a nossa leitura identificando nos textos sagrados:

Promessas de Deus: são coisas que Deus nos promete. A Bíblia está repleta de promessas de Deus. Ele não precisa prometer; contudo, na qualidade de Pai, promete. Por exemplo:
Ex: "A todos aqueles que o receberam, aos que crêem em seu nome, deu o poder de se tornar filhos de Deus" (Jo 1,12).

Ordens a obedecer
: Deus, que é Pai, tem prescrições claras para nortear a nossa vida. Ele manda, prescreve, proíbe, ordena; tudo para nos conduzir como filhos muito amados. Seguir Seus mandamentos, obedecer-lhe as ordens, é o segredo da vida
Ex: "Amai-vos uns aos outros como vos tenho amado" (Jo 13,34).

Princípios eternos: são leis que governam o Reino de Deus, ou seja, no Reino, as coisas funcionam dessa maneira.
Ex: "Todo aquele que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado" (Lc 18, 14)

Ao ler a Bíblia, devemos sempre ter à mão lápis e papel. O método propõe o uso de lápis colorido para marcar a Bíblia: verde para promessas, vermelho para ordens e azul para princípios.

Propõe ainda que seja desenvolvido um diário espiritual, onde estes ítens devem ser copiados e de acordo com o entendimento do texto sagrado, duas questões devem ser respondidas:
  • Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
  • Como posso aplicar isso em minha vida?
Como diz Mons. Jonas Abib: "Não basta descobrir, é importante também anotar diariamente. Suas anotações serão um roteiro para sua vida. O fato de registrarmos por escrito o que Deus nos inspira a pôr em prática na nossa vida, transforma de maneira decisiva nossa maneira de ser e de agir, bem como o nosso relacionamento com Deus."

Para aqueles que já foram introduzidos neste método de leitura da Bíblia, como anda o seu Diário Espiritual? Ele realmente está sendo preenchido diariamente?

Para aqueles que só agora passaram a conhecer, que tal levar o projeto a diante? Leia mais sobre este método através do link: http://www.cancionnueva.com/portal/canais/formacao/internas.php?id=&e=3413
Peça também a nossos formadores o material trabalhado no grupo! Eles com certeza irão disponibilizar para você.

Que possamos realmente fazer valer este mês de setembro, aproximando-nos cada vez mais do nosso Senhor através da Sua Palavra!

"Céus e Terra passarão, mas tua Palavra não passará"


Nenhum comentário: