8 de outubro de 2009

[FORMAÇÃO] O Papa tem as Chaves do Reino?

(...)

Para entendermos porque nos dias de hoje Bento XVI responde pela Igreja de Cristo, ou seja, a Igreja Católica Apostólica Romana, precisamos voltar no tempo, e entender a eleição de São Pedro feita pelo próprio Jesus Cristo. Tomemos a palavra de Deus em Mateus capítulo 16.

Chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: No dizer do povo, quem é o Filho do Homem? Responderam: Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas. Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou? (Mt 16,13-15)

Perceba que a primeira pergunta (no dizer do povo quem é o Filho do homem?) fora dirigida a todos os discípulos. Então todos deram suas respostas. Mas quando a segunda pergunta fora feita, ninguém mais falou. Porque? Ora, é fácil falar o que os outros pensam. O difícil é falar o que nós pensamos. Mas ai vem a resposta de Simão (cujo nome significa caniço):

Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo! (Mt 16,16)


Essa resposta, foi significativa para que Jesus desse a Pedro uma missão importante. Perceba que a partir desse momento, Jesus não se dirige mais a "todos" os Apóstolos. Ele se dirige apenas a Pedro. Tanto que fala até da sua arvore geneológica.

Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. (Mt 16,17-19)

Perceba que nestes três versículos, Jesus muda o nome de Simão (que de Simão - Caniço - se transformou em Petrus - Pedra. Observe que Deus fez isso com muitos outros, como por exemplo Abraão), e diz que sobre esta Pedra (ou seja sobre a pessoa de Petrus) edificará a sua Igreja. Ele ainda afirma que as portas do inferno jamais prevalecerão sobre a Igreja, edificada em Petrus, e dá a Ele (e não a todos os demais) as chaves do Reino, para ligar e desligar tudo.

Irmãos, leiam novamente esse trecho do evangelho de Mateus. Perceba que num dado momento Jesus fala exclusivamente a Pedro. A promessa é feita a Pedro. Não é feita a todos. É necessário que haja alguém responsável pela sua Igreja. Para mim isso é tão claro que chega a ser absurdo qualquer tipo de contestação.

Eu sei que muitos não concordam com isso e que por isso se afastaram da Santa Igreja. Mas as coisas são como são. É muito fácil dizer que acredita em Deus e sair por ai acreditando no que convém e desacreditando no que não convém. Se eu concordo eu fico, se não abro uma igreja (com “i” minúsculo mesmo) na esquina da minha casa. Como é difícil se submeter a alguém.

Eu penso (e isso é uma opinião minha), que o fato de muitas pessoas não aceitarem a Hierarquia da Igreja não está no fato de que o argumento bíblico é contestável (leia de novo, não há o que contestar). O problema é que muitas pessoas não querem é se submeter a nada e nem a ninguém. Por isso que a Igreja ensina que a insubmissão é coisa do demônio. Parafraseando São João Evangelista: “Como obedecer a Deus que não vê, se você não obedece ao irmão que você vê?”

Muitos afirmam: Mas o Papa erra. Ele é humano.

Olha, ainda que Jesus colocasse um anjo, um ser espiritual para governar sua Igreja, tenho a absoluta certeza que ainda haveria gente para achar defeito. O ser humano tem horas que só Jesus para aguentar. (...)

O Papa por ser assistido pelo Espírito Santo, jamais erra em questões doutrinárias ou morais. O Papa só erra se ele se meter a falar de política, de futebol, de economia, ou seja, de outros assuntos que não sejam de sua alçada. Repito: Ele é infalível nas questões doutrinárias e morais. E isso não por méritos seus, mas pela ação do Espírito Santo.

Pense comigo: Quando Jesus iria permitir que algo errado fosse ligado no céu? (...) Nunca eu iria ousar pensar que Jesus permitiria tal situação! Agora, se Jesus dá a Pedro o direito de ligar ou não as coisas no céu, não seria óbvio que Ele iria de alguma forma assistir a Pedro? E depois que Pedro morresse a Igreja iria ficar a deriva?

Fonte: http://blog.cancaonova.com/dominusvobiscum/?p=13398


Nenhum comentário: