7 de março de 2010

[FORMAÇÃO] Beatificação e Canonização


A beatificação é primeiro passo em direção à canonização definitiva. Com a beatificação declara-se a santidade de vida do beato e é permitido o culto público em sua honra no âmbito limitado de uma diocese ou de uma instituição eclesiástica (uma congregação religiosa, por exemplo).

Os beatos podem ser figurados em imagens de culto, mas essas imagens não têm auréola na cabeça do beato. Dedicar igrejas a beatos também não é uma prática autorizada pela Igreja.

Os processos de beatificação de fiéis muito antigos eram complexos, não havendo exigência de milagre comprovado, dada a antiguidade do culto. De certo modo, ser beato é quase ser Santo, faltando-lhe apenas a sentença de santidade.

Quando o Papa declara alguém Beato isso é considerado um ensinamento oficial da Igreja a respeito dessa pessoa. Isto quer dizer que ela viveu as virtudes cristãs de forma heróica, ou então, se é o caso de um mártir, que ela recebeu um martírio verdadeiro (chama-se declaração de magistério ordinário).

A canonização é o ato solene de estrita competência do Papa, onde é pronunciada uma sentença definitiva que insere no catálogo (canon) dos seus santos determinada pessoa que já gozava do culto próprio dos beatos. Não pode haver canonização sem prévia beatificação, sendo exigidas duas condições: um processo (positivo) em que se confirmem as provas de santidade e virtudes heróicas, e a prova de milagre(s) após a beatificação.

Quando alguém é declarado santo, esta é uma declaração infalível, que só o Papa ou os bispos unidos em Concílio podem fazer (essa declaração é chamada declaração de magistério infalível, ou seja, é um dogma, uma verdade irrevogável e definitiva).

Enquanto o culto derivado da beatificação é limitado, o culto derivado da canonização é determinado para toda a Igreja Universal.

Tanto o processo de beatificação como o da canonização têm de ser submetidos ao exame da Sagrada Congregação para a Causa dos Santos, que, mediante os pareceres dos teólogos propõe (ou não) a canonização ao Papa.

Vale ressaltar, entretanto, que os santos não se santificaram com um determinado ato heroico isolado, mas antes pela fidelidade com que procuraram cumprir no dia a dia a vontade de Deus através dos pequenos deveres cotidianos .

A santidade consiste, não tanto em fazer coisas extraordinárias, mas no fazer de maneira extraordinária as coisas ordinárias da vida de cada dia.

Trechos de texto adaptados de:
http://www.paroquia-sac.web.pt/noticias_011.html
http://www.santosdobrasil.org/?system=news&action=read&id=237&eid=256

http://blog.cancaonova.com/redacao/2009/06/17/conheca-a-diferenca-entre-a-beatificacao-e-canonizacao/


Nenhum comentário: