22 de outubro de 2009

[FORMAÇÃO] Vamos descer do monte?

Oi pessoal!

Achei esse texto muito bacana e me fez lembrar do que trabalhamos no nosso retiro, em agosto!
_________________________________________________________________________

Vamos descer do monte?

Monte Tabor, local da Transfiguração

Pedro ainda não tinha compreendido isso ao desejar viver com Cristo sobre a montanha. Ele reservou-te isto, Pedro, para depois da morte. Mas agora Ele mesmo diz: Desce para sofrer na terra, para servir na terra, para ser desprezado, crucificado na terra. A Vida desce para fazer-se matar; o Pão desce para ter fome; o Caminho desce para cansar-se da caminhada; a Fonte desce para ter sede; e tu recusas Sofrer? (CIC§557)

Vendo o episódio da Transfiguração do Senhor, percebemos que mesmo com todo o esforço que o Senhor fez para os discípulos compreendessem o que acontecera ali, não foi muito eficaz. Pelo menos não naquele momento. Só bem depois, quando Jesus ressuscitou eles foram entender… Talvez você pense que os discípulos seriam tolos ao não perceber isso. Mas é bem assim. Se coloque no lugar deles. Traga a coisa para sua realidade. Quantas e quantas vezes em que nós estamos em momentos de céu nós não desejamos também “ficar” monte?

Você já viveu a experiência de participar de um retiro fantástico e ver que ele chegou ao fim e que é hora de voltar a vida cotidiana? Eu já. E muitas vezes. A verdade é que a vida se dá no dia a dia. As manifestações místicas que vivemos são momentos que servem para que no dia a dia não percamos o foco, não retiremos o olhar Daquele que é.

Não podemos apenas ter os pés no chão. Isso é fruto da limitação humana. Porém não podemos viver nas alturas. Nossa vida se dá quando conciliamos o céu na terra. E para isso precisamos das experiências místicas. Não perca o foco! E se perder, retome sua história e lembre-se dos momentos que você viveu no monte com o Senhor. Recorde-se de como você se sentia ali. Não é saudosismo. É fazer memória. É lembrar que o Senhor nos ama e está conosco.

É no dia a dia que precisamos encarar as lutas, os sofrimentos e as dores. Por isso o monte. Lembro de quando visitei o Mosteiro de São Bento aqui em São Paulo pela primeira vez. Na entrada da capela de Adoração ao Santíssimo Sacramento vê-se a palavra “Ora” (latim). Quando saimos da capela, na parede oposta vê-se a palavra “Labora” (trabalha). Não existe, pelo menos aqui na terra, uma pessoa que não tenha que viver essas duas dimensões: Ora et Labora (Oração e Trabalho).

E quando falo de “trabalhar” não falo apenas do seu trabalho cotidiano, da sua forma de ganhar a vida. Falo das lutas que você precisa travar para ser melhor. Daquilo que é o seu esforço. Do acordar cedo para estar com o Senhor, da forma melhor de tratar as pessoas, da sua luta contra aqueles pecadinhos que insistem em permanecer…

O monte nos faz perceber que quem rege nossa vida é Deus. Mas é no dia dia que colocamos essa máxima em prática.

(...)

Fonte: Dominus Vobiscum
http://blog.cancaonova.com/dominusvobiscum/2009/10/22/vamos-descer-do-monte/
_________________________________________________________________________

Mestre, bom é estarmos aqui, reunidos bem perto de ti,
no silêncio e na paz.
Mestre, reunidos no amor, nós viemos ao Monte Tabor
para em Ti repousar.

E nós cantaremos a mesma canção, unidos no mesmo coração.
E nós cantaremos a mesma canção, unidos no mesmo coração.

Mestre, ao sairmos daqui nós iremos teus passos
seguir com sementes nas mãos.
Mestre, nós queremos plantar o teu Reino em todo
lugar e crescer como irmãos.

E nós cantaremos a mesma canção, unidos no mesmo coração.
E nós cantaremos a mesma canção, unidos no mesmo coração.