23 de agosto de 2009

O Silêncio na Vida do Cristão


Já nos preparando para o clima de oração que vamos viver no nosso retiro, segue um texto muito bom sobre a importância do silêncio.
Vivemos em um mundo frenético e barulhento. O barulho é constante. Saímos à rua e temos o barulho do trânsito caótico, até mesmo dentro dos ônibus não encontramos um momento de silêncio, pois em alguns, encontramos o rádio ligado a toda altura, com músicas, na maioria das vezes, que contêm letras obscenas. Agora inventaram um “celular – rádio”, como eu chamo que tirando o fone as pessoas que estão à volta também escutam a música que está sendo passada. Conclusão: além do rádio do ônibus, temos as pessoas falando sem parar, outras falando ao celular, outros brincando com o mesmo e os estão escutando as suas músicas no “celular-rádio”.

Em nossas casas ao entrarmos a primeira coisa que fazemos, na maioria das vezes, e ligar a televisão ou um rádio. As pessoas não conseguem mais parar um instante e respirar, vivemos correndo contra o relógio, nosso pensamento sempre está adiante, o momento presente não é mais um presente, mas, um martírio a ser vivido. Pensamos no depois e nunca no agora.

É o caos do barulho e do imediatismo. O mundo não quer que silenciemos que paremos, pois, quando o fazemos pensamos. Pensamos em nós, no mundo e em Deus.

A tática do demônio é o barulho. Até mesmo nalgumas Igrejas verificamos ministérios de música que querem o som alto. Quanto mais alto melhor para as pessoas “sentirem” o que está sendo tocado. Mas será que as pessoas na assembléia estão sentindo Deus?

Verificamos em várias passagens Bíblicas que Jesus se retirava do barulho para se encontrar com o Pai em silêncio, subindo ao Monte, ou indo para lugares desertos. (Mt 8,1; Mc 1,35; Lc 6, 12).

Mas você deve estar se perguntando: Eu vivo nesse mundo então como encontrar o silêncio, em meio ao barulho? Teresa d’ Ávila nos ensina a procurarmos o silêncio interior, pois o mundo nos ensina a sermos barulhentos também interiormente. Santa Faustina coloca o silêncio como a primeira virtude a ser procurada:

“Do meu ponto de vista e experiência, a regra do silêncio deveria estar em primeiro lugar. Deus não se comunica à alma tagarela que como zangão na colméia, zumbe muito, mas não fabrica nada. A alma tagarela é vazia interiormente. (…) A alma que não saboreou a doçura do silêncio interior é um espírito inquieto e perturba o silêncio dos outros”. (Santa Faustina)

Santa Teresinha do Menino Jesus nos ensina que:

“O silêncio é a doce linguagem dos Anjos e de todos os eleitos “ (Santa Teresinha do Menino Jesus)

Ainda refletindo sobre o silêncio acho notório transcrever o que o filosofo Huberto Rohden fala sobre o mesmo:


Silêncio é sinônimo de qualidade – ruído é sinônimo de quantidade.
Silêncio é essência causante – ruído é existência causada.
Silêncio tem afinidade com o Infinito, o Absoluto, o Eterno, o Todo, com Iahweh (…) Ruído é do mundo dos Finitos, dos Relativos, dos Temporários.
Silêncio é Fonte única – ruído são canais múltiplos.
O Uno do Universo é silêncio – o verso dessa palavra representa os ruídos.
Silêncio é Ser – ruído é Existir, ou Agir.
Silêncio e silencioso é tudo que é grande, poderoso, belo, perfeito.
Silêncio é vida, inteligência, espírito, energia – silenciosas são as trajetórias dos astros e dos atomos; silêncio é a causa de todos os ruídos dos efeitos que nossos sentidos percebem ou nossa inteligência concebe. O que está além de todos os derivados, na zona dos sentidos e do intelecto, isso é o inderivado da razão, do espírito cuja fonte brota do seio silencioso do Incógito e do Incognoscéivel.



Peçamos à Virgem Maria, a Virgem Silenciosa que nos ensine a silenciarmos nosso interior e também o nosso exterior, para que possamos ouvir a voz de Deus e sabermos qual é a sua santa vontade para nossas vidas
Fonte: Blog Formação da Com. Chagas de Amor

Nenhum comentário: