26 de fevereiro de 2010

Via Sacra

"A Via Sacra é uma oração que tem como objetivo meditar na paixão, morte e ressurreição de Cristo. É o reviver dos últimos momentos da sua vida na Terra. São 15 estações, que nos ajudam a percorrer um caminho espiritual e a compreender melhor a pessoa de Jesus e o amor que teve por nós ao ponto de se deixar matar, sofrendo muito, para que todos nós aprendêssemos o que é verdadeiramente amar." (fonte: http://victorix.no.sapo.pt/via_sacra/via_sacra_1.htm)

(Fonte: http://www.ictcondriam.com/viacrucis.jpg)

Na reunião do último sábado tivemos uma rápida experiência de Via Sacra, ao mesmo tempo em que aprendemos um pouco mais sobre esta oração que é uma das maneiras de vivenciarmos o período da Quaresma.

Esta sexta-feira é dia de iniciarmos a partilha desta experiência com a nossa comunidade, expandindo nossas ações pastorais para além do momento do encontro quinzenal.

Às 19h nos reuniremos no início da Rua Oscar Brandão - Bairro Santa Águeda (descendo um pouco após o cruzamento com a Rua São João/Euclides Cavalcanti) a partir de onde seremos recebidos por 14 famílias residentes na região que disponibilizaram suas casas para representarem cada uma das estações percorridas na Via Sacra.
"'De tal modo Deus amou o mundo que lhe entregou seu Filho Unigênito' [Jo 3,16] Ele não merecia, mas nós fomos impiedosos e o condenamos à morte mais ignominiosa… Caiu para que levantássemos. Chorou para que sorríssemos. Morreu para que vivêssemos. Nesta sexta-feira – dia em que a Igreja nos pede para meditar sobre a Paixão do Senhor – voltemos o olhar para o Cristo Sofredor." (Fonte: http://exsurge.wordpress.com/2010/02/26/via-sacra/)

Nenhum comentário: